Knewin

A Knewin é uma empresa de tecnologia de dados que desenvolve soluções para gestão de reputação e estratégia de marca. O desafio foi desenvolver um novo site responsivo e multi-idiomas, com design alinhado à nova identidade visual.

Neste projeto eu liderei o time, executei o processo de design UX e UI, incluindo o wireframe e o protótipo interativo da nova interface do site no Figma, e desenvolvi o front-end do tema personalizado para WordPress com HTML, CSS (Sass) e JS (React).

Novo conceito visual
Versão mobile

Impacto

O novo site da Knewin foi lançado em junho de 2020. Com o lançamento, o trafego orgânico do site mais que dobrou em menos de um mês, e continuou a crescer nos meses seguintes. O cliente reportou melhora significativa em todas as outras métricas também.

A equipe interna de marketing da Knewin passou a gerenciar o site e pôde então focar seus esforços nas campanhas e outros projetos.

Uma comparação entre o 🔵 tráfego orgânico e 🟠 tráfego pago do site em junho de 2020, e depois em julho de 2020, após o lançamento do site.

Estudo de caso

Repensando o site da base

Durante a fase de reconhecimento, detectamos os seguintes objetivos principais:

  • Melhorar a estrutura do site em termos de experiência do usuário, SEO, acessibilidade das informações e captura de leads;
  • Repaginar o visual do site, para refletir a nova e mais moderna identidade de marca que seria lançada simultaneamente;
  • Facilitar o processo de gerenciamento do site para a equipe interna da Knewin. Incluindo projetar o site para ser completamente construído com o editor de blocos.

Com o início do processo de descoberta e coleta de informações, comecei a mapear a estrutura do site. O objetivo era de estabelecer não só as páginas necessárias, mas além disso, como cada parte do conteúdo seria desenvolvido na lógica do WordPress: os post types e suas propriedades, taxonomias, arquivos, singles, etc.

Wireframe do site

Uma nova imagem da marca

Quando o projeto do novo site foi iniciado, a nova identidade visual da Knewin ainda estava sendo finalizada. Por isso, ainda não havia um style guide, ou mesmo um guia da marca para referência.

O website seria então a primeira peça à incorporar por completo o novo design. E com essa responsabilidade, havia o desafio de ser capaz de expandir a nova linguagem visual para uma direção que não só atendesse os objetivos do projeto, mas que também estabelecesse padrões para design da empresa a partir desse ponto.

Com alguns ciclos de experimentação visual → prototipagem → feedback, usando o Figma para este processo, consegui criar uma interface dinâmica mas coesa para o site, alinhada com a estrutura do WordPress.

Blocos

Na época do projeto, o editor de blocos do WordPress vinha se consolidando como a forma padrão de edição de conteúdo. Para que o novo site estivesse preparado para isso, todo o conteúdo das páginas foi pensado de forma que pudesse se construído com os blocos base, ou com block patterns que nós criaríamos como templates para os cliente.

Block patterns do site, que utilizam s blocos base (parágrafo, título, imagem, citação, listas, botões, etc.)